BLOG ABD

Designer de Interiores bem informado.


Nível Superior

Os cursos de nível superior podem ser de duas modalidades, em que a diferença está na carga horária de duração dos mesmos. Ambos são cursos de graduação e permitem a continuidade dos estudos de pós-graduação, seja em termos de Especialização, seja em Mestrado e Doutorado:

· Bacharelados: mínimo de 2400 horas de aulas, tendo a duração de 4 anos;

· Tecnológicos: mínimo de 1600 horas de aulas, tendo a duração de 2 anos e meio.

Esses dois cursos formam o profissional pleno. Devido à maior carga horária, os bacharelados são cursos de maior densidade e por isso se obtém neles um aprofundamento maior sobre a teoria e a prática do projeto de design de Interiores, com foco também na pesquisa. Os cursos de tecnologia priorizam a prática, apoiada na teoria.

Nível Médio

Os cursos de nível médio, são os:

· Cursos Técnicos: com carga horária de 800 horas, fazem apenas uma introdução ao Design de Interiores, sendo impossível se abarcar neles a complexidade da profissão. São cursos que impulsionam os alunos da área a dar continuidade aos seus estudos, prosseguindo com a formação de nível superior - que garante o pleno exercício da profissão.

A Lei No 13.369 de 12/12/16 de regulamentação da profissão evidencia claramente que a formação acadêmica é condição essencial para o exercício profissional pleno e responsável, embora vetos do Presidente Temer tenham excluído o artigo a ela referente. Dada a complexidade apontada, é óbvio que só a formação em cursos superiores confere as competências para o atendimento às atribuições elencadas pela Lei.

Patrocínio


Apoiadores