Sobre a ABD

Desde a criação da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), em 1980, a instituição encara grandes desafios. Um deles perpassa todas as nossas ações desses quase 40 anos de história, a busca constante em valorizar o Designer de Interiores. Não falo apenas de conquistar espaço profissional, mas também de fortalecer uma classe por excelência pelo peso com que atua no segmento. Essa trajetória nos levou a ser a maior associação da categoria na América Latina.

Nos últimos seis anos, a ABD liderou uma árdua movimentação nacional para que enfim fosse aprovada a Lei n° 13.369, que regulamenta a profissão de Designer de Interiores no Brasil.

Assumi a presidência da ABD em 2017 com o compromisso de dar segmento a esse trabalho institucional e estabelecer novas metas para a gestão, como a oferta e promoção de especializações para a área. A vitória na aprovação da Lei de Regulamentação nos respalda para continuarmos a busca pela garantia dos nossos direitos profissionais, como a articulação junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) para incorporar os Designers de Interiores ao sistema CREA/CONFEA, tendo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SP) como parceiro e apoiador.

Temos atuado junto às universidades por meio do ABD Acadêmico, projeto que busca estreitar laços com as instituições de ensino, desta forma contribuindo para as atribuições dos docentes e para a formação dos alunos.

Inovação é uma palavra presente em nossa rotina de trabalho, que também deve acompanhar a busca pelo aprimoramento. Hoje, somos bacharéis, tecnólogos, técnicos, professores da área e estudantes. Essa pluralidade de profissionais traz ao nosso favor um intercâmbio acadêmico, prático e tecnológico. Cabe a ABD fazer a interlocução de conhecimentos, não somente nesta gestão, mas sempre. A Associação traz novidades do segmento com realização do CONAD – Congresso Internacional de Design de Interiores, único congresso voltado apenas para esse público. O evento promove cursos, palestras, encontros com profissionais renomados e fabricantes por todo Brasil.

Outra estratégia que temos investido é expandir a atuação das regionais. A ABD tem sede em São Paulo e, atualmente, conta com 14 regionais nas principais capitais e cidades do país, como Campinas, Salvador, Brasília, Vitória, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre e Baixada Santista. A participação ativa dos Designers de Interiores em cada região do país confere peso político para nossa atuação nacional. É com representatividade que fazemos frente ao poder público em todas as esferas de governo.

Atenciosamente,

Silvana Carminati

Presidente da ABD

Para exercer a profissão, o Designer de Interiores qualifica-se em cursos Técnicos, Tecnológicos ou Bacharelados, ministrados por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC - Ministério da Educação - ou Secretarias de Educação e ainda pode formar-se em Arquitetura, tendo cursado a disciplina de Arquitetura de Interiores. 

Muitas variáveis influenciam um projeto de interiores na busca de soluções criativas, técnicas e esteticamente atraentes que resultam em qualidade de vida, bem-estar e cultura para os usuários do ambiente. A mais importante refere-se à natureza do uso do espaço: moradia, trabalho, lazer, estudo, entre outros.

É imprescindível considerar a atmosfera que se deseja alcançar, tais como alegria, jovialidade, divertimento, tranquilidade, sobriedade e harmonia. Existem ainda fatores práticos essenciais como acessibilidade, iluminação, conforto térmico e acústico, ventilação, entre outros. Há de se pensar também nas questões associadas à saúde, ao conforto e a certas necessidades especiais inerentes a cada cliente.

Um projeto de interiores deve considerar a estrutura do edifício, a localização, o respeito ao meio ambiente, o contexto social e legal do uso do espaço. A concepção exige uma metodologia sistemática e coordenada que inclui pesquisa e levantamento das necessidades do cliente e sua adequação às soluções estruturais, de sistemas e produtos.

PAIXÃO. DEDICAÇÃO. DETERMINAÇÃO.

Nosso time

Silvana Carminatti

Silvana Carminatti

Presidente
Lia Strauss

Lia Strauss

Vice-Presidente
Nicolau Nasser

Nicolau Nasser

Diretor Financeiro
Lucy Amicon

Lucy Amicon

Diretora de Regionais
Nora Geoffroy

Nora Geoffroy

Presidente do Conselho Acadêmico
Renata Amaral

Renata Amaral

Diretora de Assuntos Governamentais
Bianka Mugnatto

Bianka Mugnatto

Diretora do Comitê Técnico
Wair de Paula

Wair de Paula

Diretor de Inovação

Quem Fez História na ABD

Linha do tempo

Linha do tempo | 1980 | Fundação
Fundação da ABD

Linha do tempo | 1990 | Atualização do Termo
Atualização do Termo

Linha do tempo | 1996 | Primeiro CONAD
1º CONAD

Linha do tempo | 1999 | Vitória no MEC
Vitória no MEC

Linha do tempo | 2016 | Regulamentação
Regulamentação da Profissão

Perguntas Frequentes

Tire aqui suas dúvidas sobre a ABD, atividades e benefícios.

Comunicados

Todos os comunicados já emitidos.

Código de Ética

Nosso guia de conduta e ética.

Estatutos

Assinado e aprovado.

ACESSO RESTRITO
2