Somos todos Designers de Interiores

Esse é nosso foco!


Criada em 1980, a ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores – tem como objetivo acompanhar e colaborar com o mercado profissional do Designer de Interiores, fortalecendo sua atuação. A entidade foi responsável pela lei 13.369, que regulamentou a profissão de Design de Interiores no Brasil e por toda a movimentação nacional da classe, garantindo sua profissionalização no país. Toda essa movimentação reforçou nosso compromisso contínuo de oferecer excelência de conteúdo, projetos de vanguarda e sinergia com o mercado e profissionais.

Com sede em São Paulo, nossas 11 regionais estão localizadas nas principais capitais do país: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. Como Associação, promove o constante aprimoramento dos profissionais da área, através da realização do CONAD – Congresso Internacional de Design de Interiores - único e maior congresso voltado apenas para esse público na América Latina; curso, palestras, e encontros com profissionais renomados e fabricantes.

Atualmente presidida por mim, a ABD é composta por um corpo de diretores e conselheiros atuantes no setor de Design de Interiores em todo o País. Minha gestão está fortemente comprometida com os objetivos da instituição, focando na inovação continua para seguir na busca incessante do desenvolvimento e da valorização do Designer de Interiores para sustentar e defender a profissão.

Atenciosamente,

Silvana Carminati

Para exercer a profissão, o Designer de Interiores qualifica-se em cursos Técnicos, Tecnológicos ou Bacharelados, ministrados por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC - Ministério da Educação, ou Secretarias de Educação e ainda pode formar-se em Arquitetura, tendo cursado a disciplina de Arquitetura de Interiores. 

Muitas variáveis influenciam um projeto de interiores na busca de soluções criativas, técnicas e esteticamente atraentes que resultam em qualidade de vida, bem-estar e cultura para os usuários do ambiente. A mais importante refere-se à natureza do uso do espaço: moradia, trabalho, lazer, estudo, entre outros.

É imprescindível considerar a atmosfera que se deseja alcançar, tais como alegria, jovialidade, divertimento, tranquilidade, sobriedade e harmonia. Existem ainda fatores práticos essenciais como acessibilidade, iluminação, conforto térmico e acústico, ventilação, entre outros. Há de se pensar também nas questões associadas à saúde, ao conforto e a certas necessidades especiais inerentes a cada cliente.

Um projeto de interiores deve considerar a estrutura do edifício, a localização, o respeito ao meio ambiente, o contexto social e legal do uso do espaço. A concepção exige uma metodologia sistemática e coordenada que inclui pesquisa e levantamento das necessidades do cliente e sua adequação às soluções estruturais, de sistemas e produtos.

Linha do tempo


PAIXÃO. DEDICAÇÃO. DETERMINAÇÃO.

Nosso time


Silvana Carminatti

Silvana Carminatti

Presidente
Lia Strauss

Lia Strauss

Vice-Presidente
Nicolau Nasser

Nicolau Nasser

Diretor Financeiro
Lucy Amicon

Lucy Amicon

Diretora de Regionais
Renata Amaral

Renata Amaral

Diretora de Assuntos Governamentais
Gustavo Cicconi

Gustavo Cicconi

Diretor de Marketing
Bianka Mugnatto

Bianka Mugnatto

Diretora do Comitê Técnico
Wair de Paula

Wair de Paula

Diretor de Inovação

Patrocínio


Apoiadores