Com o passar do tempo, percebemos que a climatização de ambientes deixou de ser luxo e passou a ser um item fundamental. A climatização pode ser a garantia de conforto de quem trabalha em ambientes fechados, ou em casas em regiões áridas. Mais do que a atuar na necessidade térmica, para a criação de ambientes realmente saldáveis e imersivos, a climatização pode fazer a diferença ao designer de interiores.
Como ninguém consegue dormir, trabalhar, limpar a casa, passar roupa ou até mesmo repousar e receber os amigos se o ambiente estiver extremamente quente, neste post, vamos mostrar como o design de interiores e a climatização podem unir tecnologia ao bem estar.
Quem vê um equipamento de climatização de ambientes pode imaginar que eles tenham sido criados somente para adequação da temperatura. No entanto, a ideia principal de climatizar um ambiente é reproduzir características naturais o máximo possível.
APRENDA A DESENVOLVER O CONFORTO TÉRMICO NO DESIGN DE INTERIORES:
Escolha materiais que facilitem o conforto térmico.
Você pode investir em materiais que proporcionem mais conforto térmico para a residência, tais como: isolamento acústico (lã de vidro ou rocha); paredes de drywall; telhas cerâmicas, metálicas ou verdes; cobogós e brises.
Avalie em seu briefing, a preferência dos moradores do local em relação à temperatura.
Cada pessoa tem uma preferência: umas amam o frio enquanto outras preferem o calor. Por isso, antes de tomar qualquer decisão sobre a melhor tecnologia para o conforto térmico, é imprescindível ter em mente as preferências dos moradores do local com relação à temperatura.
Considere os parâmetros de conforto térmico
Por ser um tipo de energia, o calor pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferenças de temperaturas entre eles. Os principais parâmetros de conforto térmico em um ambiente são:
radiação: transferência de energia por meio das superfícies como piso, teto e parede;
convecção: transferência de energia por meio do fluxo de ar;
condução: transferência de energia por meio do contato direto com superfícies como mesas e cadeiras.
Por isso, compreender esses parâmetros é fundamental para saber como desenvolver o conforto térmico no design de interiores.
Utilize a tecnologia a seu favor – Qualidade do ar e controle de vírus
A tecnologia Streamer, exclusiva e patenteada pela Daikin é capaz de inativar mais de 99,9% do novo Coronavirus. Essa tecnologia age com uma descarga de plasma de alta energia e funciona da seguinte forma: O equipamento emite elétrons de alta velocidade que colidem e se combinam com as moléculas presentes no ar, formando quatro tipos de elementos que, por sua vez, possuem elevado potencial de decomposição de substâncias, como bactérias, vírus, odores e poluentes.
Percebeu como a climatização pode mudar até mesmo o valor percebido de seus projetos? Continue acompanhando a ABD para mais dicas de climatização!