Palavra do Presidente
Desde a criação da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), em 1980, a instituição encara grandes desafios. Um deles perpassa todas as nossas ações desses quase 40 anos de história, a busca constante em valorizar o Designer de Interiores. Não falo apenas de conquistar espaço profissional, mas também de fortalecer uma classe por excelência pelo peso com que atua no segmento. Essa trajetória nos levou a ser a maior associação da categoria na América Latina.
Nos últimos seis anos, a ABD liderou uma árdua movimentação nacional para que enfim fosse aprovada a Lei n° 13.369, que regulamenta a profissão de Designer de Interiores no Brasil.
Temos atuado junto às universidades por meio do ABD Acadêmico, projeto que busca estreitar laços com as instituições de ensino, desta forma contribuindo para as atribuições dos docentes e para a formação dos alunos.
Inovação é uma palavra presente em nossa rotina de trabalho, que também deve acompanhar a busca pelo aprimoramento. Hoje, somos bacharéis, tecnólogos, técnicos, professores da área e estudantes. Essa pluralidade de profissionais traz ao nosso favor um intercâmbio acadêmico, prático e tecnológico. Cabe a ABD fazer a interlocução de conhecimentos, não somente nesta gestão, mas sempre. A Associação traz novidades do segmento com realização do CONAD – Congresso Internacional de Design de Interiores, único congresso voltado apenas para esse público. O evento promove cursos, palestras, encontros com profissionais renomados e fabricantes por todo Brasil.
Outra estratégia que temos investido é expandir a atuação das regionais. A ABD tem sede em São Paulo e, atualmente, conta com 14 regionais nas principais capitais e cidades do país, como Campinas, Salvador, Brasília, Vitória, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre e Baixada Santista. A participação ativa dos Designers de Interiores em cada região do país confere peso político para nossa atuação nacional. É com representatividade que fazemos frente ao poder público em todas as esferas de governo.
Atenciosamente,
Marcelo Mujalli
Presidente da ABD