Aumente seu conhecimento em história da arte, música, filosofia, arquitetura e design.
Antonio Carlos Toze (@overtoze) – Músico erudito formado em Nova York, graduado em Design estratégico e criativo (Instituto Europeo di Design); Comunicação e Marketing (ESPM, SP); Curso Avançado de História da Arte e Cultura (Accademia Europea de Firenze, Itália) –, apresentará o “Workshop Cultural”, que contará com 10 módulos, indo da idade média ao século XXI.
Você entrará em contato com diversas manifestações artísticas e sua influência na cultura. Um repertório fundamental!
Este workshop é apresentado nos módulos:
- 14/02 - Idade Média & Renascimento
-
O encontro abordará a sociedade medieval ocidental, dominada pelo Teocentrismo, e seus reflexos na arquitetura (românico e gótico), música (canto gregoriano) e nas artes plásticas (retábulos).
No Renascimento, o surgimento da perspectiva e da polifonia, além da redescoberta do valor do ser humano faz florescer pensamentos libertários e a busca pelo Belo em todas as manifestações artísticas.
Artistas: Botticelli, Leonardo, Michelangelo, entre outros.
- 13/03 - O Barroco
-
O Barroco nasce da dualidade Deus X Homem. Todas as suas contradições, antíteses e rebuscamentos serão demonstradas na arquitetura, no design, na música e também no comportamento das pessoas, inclusive nos dias de hoje.
Artistas: Monteverdi, Caravaggio, Rembrandt, Vermeer, Bernini, Vivaldi, Handel, Bach.
- 03/04 - O Classicismo
-
Os ideais Iluministas de Voltaire e Rousseau influenciaram todo o modo de pensar da sociedade moderna, foi necessário corrigir os exageros barrocos para tornar a arte e o pensamento livres.
Artistas: Von Erlach, Constable, Turner, Haydn, Mozart, Beethoven.
- 15/05 - O Romantismo
-
O subjetivismo dá o tom no século XIX, além da valorização das fronteiras nacionais. O artista age segundo seus próprios impulsos. Toda a geração romântica penetra fundo na alma e na condição do ser humano.
Artistas: Friedrich, Schwind, Turner, Bocklin, Danhauser, Klimt, Schubert, Schumann, Chopin, Brahms, Tchaikovsky, Mahler.
- 19/06 - A Ópera Romântica Italiana
-
A maior manifestação popular da história da arte é a Ópera, surgida no período Barroco, alcançou seu apogeu durante o Romantismo. Nela, teatro, figurino, decoração, literatura e música se encontram e se harmonizam, tudo para uma nova sociedade burguesa que busca nas artes um modo de se firmar. Da mesma forma, arquitetos e engenheiros foram obrigados a planejar novos espaços para esse novo público.
Artistas: Rossini, Bellini, Verdi, Puccini, Carlos Gomes, Maria Callas, Pavarotti.
- 17/07 - O Drama Sinfônico
-
A 'obra de arte total' atinge seu apogeu na obra intelectual de Richard Wagner. O pensamento humano aliado ao indivíduo, que é fruto de um aprimoramento crescente desde a mitologia, transformou a arte de uma maneira jamais vista. Wagner influenciou diversas gerações, em áreas distintas, não apenas na música, mas também na arquitetura, no cinema, no teatro e na razão de ser de uma nova sociedade industrial.
Filósofos: Schopenhauer, Nietzsche.
- 14/08 - O Século XX (Parte I)
- 11/09 - O Século XX (Parte II)
-
A virada dos séculos XIX e XX e o próprio novo século viu surgir uma série de manifestações artísticas e intelectuais como nunca antes vistas. Em todas as manifestações artísticas ocorreram rompimentos com o passado acadêmico. O artista é livre, fotografa e faz uma leitura crítica da sociedade de forma totalmente pessoal. O progresso científico e tecnológico, da indústria e do surgimento de uma cultura de massa transforma o homem, seu jeito de ser, de agir e de se relacionar com o mundo.
Temas: Impressionismo, Belle Époque, Art Nouveau, Art Deco, Bauhaus, Munch, Rodin, Picasso, Debussy, Ravel, Stravinsky, Cinema, Jazz, Chanel.
- 09/10 - Música Popular Brasileira II (1ª metade Séc. XX)
- 13/11 - Música Popular Brasileira II (2ª metade Séc. XX)
-
Somente no Século XX, o Brasil vê nascer o surgimento de uma música genuinamente nacional. Inicialmente, apenas instrumental, a MPB ganha voz na segunda década e, com o surgimento do rádio, o Brasil se une em torno de grandes nomes. Surgem os primeiros astros pop. As letras, cada vez mais elaboradas, atestam a história do país ao longo das décadas. O país vê surgir grandes vozes e excelentes instrumentistas. A história do Brasil narrada através da Música é o que propõe esses dois módulos. Tudo ouvido acompanhado das letras das principais canções.
Temas: Modinha, Choro, Samba, Bossa Nova, Festivais da Canção, Tropicália, Bossa Nova, Jovem Guarda.
Horário: Sempre das 9h30 às 12h30.
Vagas limitadas. Participe!
Sede ABD
Al. Casa Branca, 652 – 7º Andar
Jd. Paulista, São Paulo SP