Associe-se

15 de junho , 2020
Por: Agencia B&B

EcoDesign: entenda melhor sobre o conceito para aplicar de maneira eficiente.

O ecodesign é uma ferramenta de gestão ambiental centrada na fase de concepção dos produtos e dos seus respectivos processos de produção, distribuição e utilização. O Ministério do Meio Ambiente define como ecodesign todo processo que contempla aspectos ambientais em que o objetivo principal é projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que de alguma maneira irão reduzir o uso dos recursos não renováveis ou ainda minimizar o impacto ambiental durante seu ciclo de vida. Em outras palavras, o conceito é aplicado para reduzir a geração de resíduo e economizar custos de disposição final.

O conceito de ecodesign originou-se no início dos anos 1990, com os esforços das indústrias eletrônicas dos Estados Unidos para criarem produtos que fossem menos agressivos ao meio ambiente. Segundo Paula Carolina Vilaça, o ecodesign tende a minimizar os impactos ambientais, reduzir custos de produção e possibilitar às empresas um diferencial competitivo dentro de um mercado que a cada dia dá maior ênfase ao desenvolvimento sustentável. Assim, a utilização de técnicas de desenvolvimento de produtos deve conter em sua base itens que possibilitem a geração de materiais com vistas ao ecodesign, garantindo o mínimo de impacto ambiental.

O ecodesign visa amenizar os impactos decorrentes da exploração desenfreada do meio ambiente, aliando prioridades humanas e relações de negócios. As mudanças climáticas e a diminuição da oferta de recursos naturais e da biodiversidade recentemente têm sido objeto de estudo e oportunidade de atuação em diversas frentes no mundo. A principal contribuição dos designers de interiores para estes problemas tem razão direta na escolha de materiais e impacto que este recurso de projeto ocasiona ao meio ambiente.

Projetos de Ecodesign buscam refletir sobre o processo e produção dos artefatos. É necessária a reformulação total do ambiente? Para a aquisição de novos produtos, qual a origem da matéria-prima necessária para sua fabricação? Qual o quantitativo de energia e água empregadas na transformação da matéria? Como será descartado quando do final de uso? São algumas das perguntas que deve se ter em mente ao cogitar projetos de Ecodesign.

Dessa forma a concepção desses projetos é extremamente complexa e minuciosa. Os novos materiais ou mesmo as táticas de reaproveitamento devem ser cautelosas e o profissional deve estar atento para estas questões. Algumas empresas, escritórios e fornecedores já têm adotado essas estratégias como rotineiras, o que de certa forma têm facilitado e estimulado a frequência dessa prática de projeto.

Outras Notícias