Associe-se

08 de fevereiro , 2021
Por: Agencia B&B

Quer empreender e saber como abrir uma empresa de design de interiores?

Se você já atua na área e quer se profissionalizar ou está iniciando na carreira e prefere começar com tudo certo, você chegou ao lugar certo!

Optar por abrir a própria empresa é uma decisão importante e requer muito planejamento, afinal, envolve pagamento de taxas e necessidade de conquistar mais clientes

Porém, uma vez que você está certo do que vai fazer, basta seguir alguns passos de como abrir uma empresa de design de interiores, incluindo:

  1. Abra um CNPJ
  2. Faça um plano de negócios
  3. Crie sua marca
  4. Defina sua sede
  5. Desenvolva um site e redes sociais
  6. Divulgue seu trabalho
  7. Busque bons parceiros

Ter a sua própria empresa, como montar uma empresa de design de interiores, ou sair da informalidade é o sonho de muitos profissionais. Se você está neste estágio da carreira, continue lendo este artigo para saber ver em detalhe os 7 passos de como abrir uma empresa de design de interiores. 

7 PASSOS ESSENCIAIS DE COMO ABRIR UMA EMPRESA DE DESIGN DE INTERIORES

1) CRIE UM CNPJ

Antes de saber como abrir uma empresa de design de interiores é importante que você esteja ciente que um dos primeiros passos é abrir um CNPJ para emitir notas fiscais. Isso é fundamental principalmente para atender clientes maiores que precisam prestar contas e por isso necessitam do cupom fiscal.

O designer de interiores não pode ser MEI (Microempreendedor Individual), pois é, de Acordo com a Associação Brasileira de Designers de Interiores, uma profissão que constitui de caráter intelectual e é regularizada por lei.

Portanto, a saída é ter um CNPJ. Para isso, basta se cadastrar no site da Receita Federal. Lembrando que toda empresa com CNPJ precisa ter um contador, por lei. Então, será necessário contratar um.

2) FAÇA UM PLANO DE NEGÓCIOS

Outro passo de como abrir uma empresa de design de interiores é elaborar seu plano de negócios. Essa é uma parte extremamente importante para quem está abrindo um negócio, porque no plano você vai colocar no papel a ideia da sua empresa, seus objetivos e expectativas, como:

  • Descrição da empresa;
  • Análise de mercado;
  • Seu público-alvo;
  • Objetivos da empresa;
  • Estratégia de divulgação;
  • Estratégia de preços.

Depois que você tiver tudo isso pronto, as ideias da empresa ficarão muito mais clara e isso vai facilitar seu processo de abertura. Além de ajudá-lo a lembrar dos detalhes mais importantes sempre que necessário.

3) CRIE A SUA MARCA

Ter uma marca é extremamente importante para você ser lembrado, por isso ela está nos primeiros passos de como abrir uma empresa de design de interiores. Se você tiver uma marca desde o início da sua operação, ajudará na lembrança recorrente.

Depois de ter especificado e detalhado como vai montar sua empresa de design de interiores no plano de negócios, já vai conseguir ter ideias para a criação da sua marca. Você mesmo pode fazer isso, ou então contratar uma empresa especializada.

4) DEFINA SUA SEDE

Depois que tiver feito o plano de negócios, o próximo passo de como abrir uma empresa de design de interiores é saber onde vai atuar e definir sua sede. É importante levar em consideração seu público-alvo e se instalar em um local de fácil acesso a ele.

5) DESENVOLVA UM SITE E REDES SOCIAIS

Hoje em dia sempre que precisamos de algo nos recorremos à internet, certo? Por isso, todas as empresas precisam estar nesse meio para serem encontradas. Depois que sua empresa já estiver com tudo definido é hora de colocá-la na rede.

Ter um site significa também mais credibilidade. Uma empresa que mantém um site bem feito e organizado sem dúvida vai cativar o cliente pela confiança que vai transmitir por meio dele.

Principalmente por se tratar de uma empresa de design de interiores, você deve caprichar nas fotos!

As redes sociais são igualmente importantes, principalmente para mostrar exemplos de trabalhos que você já fez. Escolha sempre as melhores fotos, pois também é uma forma de conquistar novos clientes.

6) DIVULGUE SEU TRABALHO

Com tudo criado e alinhado, um dos passos mais importantes de como abrir uma empresa de design de interiores é encontrar clientes.

Começar a divulgar em seu meio e para os seus amigos é a primeira forma. Os amigos conhecem você e confiam, as chances de eles indicarem seu trabalho para outros amigos é grande.

Confira no vídeo abaixo essa e outras dicas de como conseguir os primeiros clientes, depois que decidiu abrir uma empresa de design de interiores:

 

7) BUSQUE PARCEIROS CONFIÁVEIS

Tão importante quanto ter uma sede, com aqueles móveis para escritório que não podem faltar na empresa, é poder contar sempre com os melhores fornecedores. Imagina que chegou o grande momento de colocar em prática aquele projeto do escritório tão sonhado, você está todo empolgado para mostrar seu trabalho!

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto?

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente!

 

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais informações e dicas para Designers de Interiores.

Até a próxima!

Outras Notícias