24 de agosto , 2020
Por: Agencia B&B

A ABD, que há 40 anos trabalha pela defesa dos profissionais designers de interiores, buscando a consolidação da categoria e a excelência da prática, em qualquer dos níveis de formação profissional, posiciona-se favorável à inserção dos tecnólogos designers de interiores ao Sistema CONFEA/CREA.

Alguns pontos, no entanto, devem ser destacados e para tal passamos a descrevê-los, esperando, com esse mister, alcançar a compreensão dos senhores engenheiros e sensibilizá-los ao nosso intento.

A categoria dos designers de interiores, com três diferentes níveis de formação profissional, apresenta enorme dificuldade em ver definidas suas diferentes atribuições, o que causa enorme confusão no meio social. Em termos de ensino superior, temos a graduação, o bacharelado e a graduação tecnológica, dos cursos tecnológicos. E temos ainda curso de nível médio, cujos profissionais foram recentemente acolhidos pelo Conselho Federal de Técnicos Industriais.

Entendemos que a atual legislação do CONFEA/CREA permite, com certa presteza, a inserção dos tecnólogos em design de interiores na Tabela de Títulos Profissionais do Sistema CONFEA/CREA, como essa consulta evidencia, acolhendo grande número de profissionais ativos, oriundos de cerca de uma centena de cursos de tecnologia País afora. No entanto, é preciso que se tenha em mente que todos os esforços precisam ser feitos para que a legislação se atualize e venha a permitir, com a maior urgência possível, a inserção dos bacharéis. Na verdade, a valorização do tecnólogo, dentro das engenharias, deve ser motivo e estímulo a que a graduação plena em design de interiores também o seja.

Acreditando, portanto, nos esforços de todas as categorias dos membros do CONFEA/CREA para que se façam os ajustes necessários para o acolhimento aos designers de interiores de nível superior, bacharéis ou tecnólogos, solicitamos às autoridades esse cuidado, com o carinho e a atenção que nossa categoria merece.

Atenciosamente,

Silvana Carminati Heckman – Presidente da ABD