Associe-se
Imagem destaque

Palavra do Presidente

Desde a criação da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), em 1980, a instituição encara grandes desafios. Um deles perpassa todas as nossas ações de 40 anos de história, a busca constante em valorizar o Designer de Interiores. Não falo apenas de conquistar espaço profissional, mas também de fortalecer uma classe por excelência pelo peso com que atua no segmento. Essa trajetória nos levou a ser a maior associação da categoria na América Latina.

Nos últimos anos, a ABD liderou uma árdua movimentação nacional para que enfim fosse aprovada a Lei n° 13.369, que regulamenta a profissão de Designer de Interiores no Brasil.

Assumo a presidência da ABD, com o compromisso de dar segmento a esse trabalho institucional e estabelecer novas metas para a gestão, como a oferta e promoção de especializações para a área. A vitória na aprovação da Lei de Regulamentação nos respalda para continuarmos a busca pela garantia dos nossos direitos profissionais, como a entrada dos Designers de Interiores junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) para incorporar os Designers de Interiores ao sistema CREA/CONFEA, tendo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SP) como parceiro e apoiador.

Temos atuado junto às universidades por meio do ABD Acadêmico, projeto que busca estreitar laços com as instituições de ensino, desta forma contribuindo para as atribuições dos docentes e para a formação dos alunos.

Inovação é uma palavra presente em nossa rotina de trabalho, que também deve acompanhar a busca pelo aprimoramento. Hoje, somos bacharéis, tecnólogos, técnicos, professores da área e estudantes. Essa pluralidade de profissionais traz ao nosso favor um intercâmbio acadêmico, prático e tecnológico. Cabe a ABD fazer a interlocução de conhecimentos, não somente nesta gestão, mas sempre. A Associação traz novidades do segmento com realização do CONAD – Congresso Internacional de Design de Interiores, único congresso voltado apenas para esse público. O evento promove cursos, palestras, encontros com profissionais renomados e fabricantes por todo Brasil.

Outra estratégia que temos investido é expandir a atuação das regionais. A ABD tem sede em São Paulo e, atualmente, conta com 14 regionais nas principais capitais e cidades do país, como Campinas, Salvador, Brasília, Vitória, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre e Baixada Santista. A participação ativa dos Designers de Interiores em cada região do país confere peso político para nossa atuação nacional. É com representatividade que fazemos frente ao poder público em todas as esferas de governo.

Atenciosamente,
Marcelo Mujalli
Presidente da ABD